.
Turminha de Finanças I, tou achando que vai rolar um semestre bacana com atividades divertidas e interativas!
Vamos ver como está a participação de vocês e a adesão à proposta de atividade que discutimos em classe? Primeiro, um resumo da atividade:
1. Vamos ler o livro “How we decide” de Jonah Lehrer juntos (eu já li, mas vou ler novamente!), buscando compreender os demais fatores que afetam as decisões em geral (e financeiras, em particular) e como os avanços das neurociências estão contribuindo para o desenvolvimento (revolução??) da teoria financeira;
2. A atividade será realizada em grupos de até 4 componentes, e cada grupo vai se responsabilizar por produzir um texto para o blog, discutindo um capítulo do livro.
3. Todos os estudantes, inclusive do próprio grupo, participarão comentando o post, ressaltando outros aspectos do capítulo, deixando sua opinião, criticando, perguntando… ou o que quiserem!! Esse é um espaço informal e democrático!! Eu participo também dando minha opinião e fazemos uma síntese das participações em sala de aula.
O que você achou dessa atividade proposta?
quando você tem alunos que não reclamam de lerem em inglês, você deu um passo a mais para fora da lama subdesenvolvida…
Reclamar, eles não reclamaram… Mas é sempre MUITO difícil convencer os estudantes do primordial papel de seu envolvimento ATIVO em seu próprio processo de aprendizado… Tentar, eu tento…
Nesse semestre, especificamente, sei que alguns alunos não reclamaram porque estão fazendo a disciplina “Inglês Instrumental” e a Prof da matéria sugeriu que lêssemos artigos, notícias e textos em inglês. Nada melhor que unir o útil ao necessário! (rs). Além disso, depois de ouvir que excelentes alunos não conseguem emprego por não falar inglês, tem-se o ler um capítulo ou um livro em inglês como uma grande oportunidade de aprendizado…
Essa é uma externalidade positiva da nossa atividade!!