É interessante observar que aluno é aluno, em qualquer lugar do mundo. Preparando um experimento para uma turma, observei que as regras para a aplicação da atividade à classe incluíam um artifício para evitar que os alunos alterassem os resultados obtidos ao longo das rodadas… o experimento foi desenvolvido, testado e publicado por professores americanos, que fizeram a atividade com turmas de até 180 alunos… Tá aí um bom exemplo da importância da regulação em ambientes com assimetria de informação!
Também outra observação: não são apenas os nossos alunos, em geral passivos em relação ao seu próprio processo de aprendizagem, que fazem perguntas do tipo “cai na prova?” ou “professor, pode rever minha nota?” ou “posso entregar amanhã?”. Essa tirinha diz tudo!

http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1614
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Publicado por Roseli Basso-Silva
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Como bolsista da Fundación Carolina, visitou a Universidade Carlos III de Madrid (2009) e foi Visiting Scholar do Program for Economic Research de Columbia University, entre 2011 e 2012, com financiamento Fapesp – em ambas as oportunidades desenvolveu estudos de pós-doutoramento na área de macroeconometria. Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto – Departamento de Economia. Realiza atividades de ensino e pesquisa em Macroeconometria, Economia Monetária e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: regimes monetário e fiscal, mercados financeiros e finanças públicas, dedicando-se também ao estudo de inovações didáticas para o ensino de economia.
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