No Pain, No Gain – Monetária

 

Esta página é para você, estudante matriculado na disciplina Economia Monetária. Ela será um repositório de posts ligados ao conteúdo da disciplina, informações e materiais para o curso!

Aqui você encontrará:

  1. Programa e Cronogramas
  2. Atividades didáticas do ECEC
  3. Atividades didáticas da Economia
  4. Listas de exercícios e gabaritos
  5. Quizzes: baixe o seu quiz aqui e veja as respostas corretas
  6. Materiais complementares às aulas

 

  1. Programa e Cronogramas

 

  • Atividades e Métodos de avaliação:
    • Turma ECEC:
      • 2 Provas dissertativas individuais, com pesos de 30% e 35%
      • Quizzes em classe e em casa, nota média com peso de 15%
      • Atividade em dupla ou trio de Análise de Conjuntura, com apresentação pelos alunos e síntese geral em classe, composta de pelo menos 2 etapas intermediárias com feedback da professora e do monitor, média simples entre nota do trabalho escrito e da apresentação comporá demais 20% da média
        • Primeira etapa da análise de conjuntura
        • Data de entrega:  
          • Volte no passado recente da economia brasileira e identifique um momento que se possa caracterizar como sendo acometido pelo tipo de choque que seu grupo recebeu no sorteio em sala.
            1. Como fazer isso: parta dos dados das variáveis endógenas fundamentais e observe seu comportamento – produto, desemprego, inflação, taxa de juros, concessão de crédito, índice da bolsa de valores, consumo, investimento, resultado primário, exportações líquidas, transações correntes e saldo da balança de capitais e financeira.
            2. Identifique o impacto inicial do seu choque e avalie a(s) variável(eis) mais diretamente ligadas a ele, descreva o comportamento geral da economia para o momento escolhido (partimos de que ponto no equilíbrio macro??)
            3. Como seu grupo entende a sequencia de eventos decorrentes do seu choque? Mostre num fluxograma.
          • Prepare um relatório para entrega e discussão em sala para

           

        • Choques, nesta ordem de apresentação:
          • Política monetária doméstica
          • Política monetária internacional
          • Política fiscal doméstica
          • Comércio, aspectos internacionais
          • Fluxo de capitais, aspectos internacionais
          • Mercado de crédito doméstico
          • Mercado de capitais – bolsas de valores
        • Segunda etapa da análise de conjuntura   Data de entrega: 
          • Revise seu banco de dados e esteja certo de que ele está consistente e detalha adequadamente a fonte do seu choque e os impactos iniciais sobre a economia brasileira
          • Revise sua estrutura lógica à luz do modelo completo Macro visto em aula
          • Produza um novo relatório parcial sintético, ilustrado com seus gráficos, e detalhando como seu grupo entende a sequencia de eventos decorrentes do seu choque? Mostre no novo fluxograma.
      • Com Prova Substitutiva para quem perder uma prova

 

  • Turma ECO:
    • 3 Provas dissertativas individuais, com pesos de 20%, 25% e 25%
    • Quizzes em classe e em casa, nota média com peso de 15%
    • Atividade on-line semanal com nota para qualidade do post do trio ou quarteto e participação individual comentando os posts, com peso 15%
      • Como vai funcionar? Assim:
        1. Em sala fizemos a distribuição dos temas entre os grupos, por sorteio.
        2. A ordem e as datas de entrega da atividade serão predefinidas e divulgadas em breve, porém o tema será sempre divulgado na terça-feira anterior a entrega.
        3. A cada data, sempre uma segunda-feira até meio dia, o grupo tem de enviar para o meu e-mail o texto do trabalho no seguinte formato:
          • Deve apresentar conteúdo conceitual/teórico e não-opinativo, sobre o assunto, apresentando dados e citando fontes, se houver menção à alguma notícia, site de referência ou artigos, os links devem aparecer ao final do texto – cuidado com plágio!!!
          • O texto deve buscar uma linguagem informal e que possa elucidar conceitos econômicos para um público amplo;
          • Deve conter no máximo 4.000 caracteres com espaço no formato doc;
          • figuras, fórmulas, gráficos e tabelas devem ter sua posição indicada no texto e ser encaminhados em separado do arquivo de texto e devem estar em formato jpeg;
        4. Cada estudante participará comentando e debatendo o texto/tema, indicando outras notícias relacionadas, e/ou ajudando a melhorar a explicação econômica do fenômeno. É importante que seja possível identificá-los nos comentários. 
        5. A janela temporal para comentários estará aberta da postagem do trabalho (segunda pela tarde) até o domingo seguinte, meia noite.
        6. Avaliação: 50% para a qualidade do texto, avaliada pela professora, e 50% pela participação individual ao longo do semestre, acompanhada e contabilizada pela Monitor Pedro Violante.

 

 

  • Quizzes:

Para aprender a usar o aplicativo Socrative veja este link:  SOCRATIVE – quizzes e muito mais e utilize a SALA com nome COMBINADO EM SALA!!

 

Para recuperar o pdf com o seu Quiz, clique abaixo e entre somente seu NUSP, não é necessário senha. Uma janela com os links para os pdfs disponíveis aparecerá e vc poderá baixá-los!!

BAIXE AQUI SEU QUIZ!!!

Solução Quizzes Ecec:

Solução Quizzes ECO:

 

***************************************************************

Vamos usar também esse meio para aprender e trocar informações? Comentando os respectivos posts, você poderá fazer perguntas, responder às perguntas postadas por colegas, sugerir e compartilhar material da internet associado ao conteúdo, deixar sua opinião sobre o assunto, ok? Eu vou sempre comentar e responder em sala de aula e aqui, na medida do possível!

Começo elencando alguns posts anteriores que podem servir de motivação para a disciplina desse semestre! Bem-vindos!!

Post anteriores:

Projeções de crescimento do PIB e afins

Macroeconomia das Curvas que Pulam

PIB, o que é isso mesmo?

Dicas para se preparar para provas

Depósito compulsório e estabilidade financeira

Depósito Compulsório e taxa de juros

Os meios de pagamento na economia brasileira (22/08/2013)

Ensinar Macro nos dias atuais (04/12/2013)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s