Aleatória

O Basso da Luzia

O Basso da Luzia veio do Francisco Basso, seu pai, filho de imigrantes italianos, nascido em Minas Gerais no início do século passado. Meu avô cantarolava músicas e soltava ditados em italiano na minha meninice, sempre nos divertindo e causando curiosidade por aquela língua estranha que ele ainda tinha em sua memória de quando menino.

Luzia Basso. Ali nasceu no interior de Minas, cresceu sem conseguir cumprir mais que alguns anos primários numa distante escola de fazenda, que exigia longas caminhadas. Ela se lembra ainda dos poemas que decorava e recitava na escola, e tem orgulho em dizer que era a melhor aluna daquele grupo, boa para recitar poemas! E ama poesia até hoje, e lê tudo que lhe chega à mão e aos olhos curiosos. Lê muitíssimo bem! E escreve também suas poesias! Sábia. A Sabedoria que só quem tem mente aberta e ouvido atento alcança.

Minha inspiração e grande apoiadora para estudar, aprender e ensinar. Vibrava com os resultados cada vez mais significativos que fui alcançando, até o doutorado em Economia. Dissuadia meu pai em todas as vezes em que ele perguntava “estudar para quê? precisa trabalhar e ganhar o sustento”, “não, ela gosta de estudar, deixa a menina!” – respondia.

É por esses e todos os outros motivos, que fazem minha mãe ser a Luz da nossa grande família cheia de mulheres fortes e alegres e de homens de bom coração, que decidi homenageá-la, adotando também o Basso, sobrenome dela, no meu Roseli da Silva, passando a assinar meus trabalhos acadêmicos como Roseli Basso-Silva, o hífen garante que andem sempre juntos, como tem de ser.

E que se dê por inaugurada oficialmente essa nova fase da minha vida acadêmica, todos convidados!

2 comentários em “O Basso da Luzia”

Deixe um comentário